Cátedra Ignacy Sachs – PUC-SP | NEF

LIS – Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade é pré-lançado em São Paulo. No encontro também foi divulgado o relatório inédito, O Estado do Futuro

Deixe um comentário

O evento em 26/11/2014 reuniu mais de 100 executivos, acadêmicos, lideranças empresariais e outros interessados, os quais conheceram, em primeira mão, a proposta do programa de especialização em inovação e sustentabilidade, e tiveram acesso aos dados do período 2013 – 2014 relacionados aos 15 Desafios Globais

Transformações individuais, e vivências que estimulem descobertas

O Programa LIS – Lideranças Inovadoras para a Sustentabilidade foi concebido em parceria pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), uma das mais tradicionais universidades do país e da América Latina, pesquisadores em educação para a sustentabilidade do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro e a Cátedra Ignacy Sachs. Dirigido aos profissionais de diversos setores, a sua proposta pedagógica oferecerá ao participante a possiblidade de vivenciar diversas dinâmicas de aprendizagens, por meio de saberes distintos, de descobertas coletivas e compartilhadas.

Para Arnoldo de Hoyos, fundador do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro, “O LIS foi concebido nos mesmos princípios, valores e na visão humanista defendida e praticada pela PUC-SP, os quais também norteiam as atividades do NEF e da Cátedra Ignacy Sachs. Juntas, essas iniciativas educacionais contribuem para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um mundo mais equilibrado nos aspectos social, ambiental e econômico”.

Constata-se que o mundo está em um rápido processo de transformação, em que governos buscam (re)construir um ambiente global sustentável; os cidadãos vivem hoje em estado de alerta; as cidades enfrentam uma crescente escassez de recursos naturais, urbanização desenfreada, crises sociais e econômicas provenientes das mudanças climáticas; os consumidores mais informados, conectados  e conscientes, exigem melhores serviços e produtos das empresas; e as lideranças empresariais começam a enxergar a necessidade de serem mais resilientes e de adquirirem novas competências para este novo ambiente. “Nesse contexto, o LIS visa ser um espaço que ofereça condições para emergir em cada participante a consciência e o compromisso de lidar com os desafios e as oportunidades desse nosso tempo”, ressaltou Susana Leal, mestra em educação para a sustentabilidade pela Playmouth University,  membro do GT de Educação do Observatório do Recife e participante do grupo de pesquisadores do NEF que idealizou o Programa.

O LIS nasce de uma experiência com lideranças empresariais realizada em Pernambuco, o programa LIDERA – Lideranças Empresariais para um Nordeste Sustentável, realizado desde 2005 com um histórico bem-sucedido de 4 edições pelo Instituto Ação Empresarial pela Cidadania de Pernambuco. Marcio Waked, empresário-parceiro e um dos idealizadores desta iniciativa, destacou: “Fundei a Bio Fair Trade no período na minha participação do LIDERA com o objetivo de promover comércio justo, dignidade e autoestima aos artesões brasileiros, através de uma plataforma de comercialização que vende os seus produtos para redes de lojas da Europa, gerando, até agora, mais de R$ 4 milhões de renda. Sinto-me honrado em ter vivido aquela experiência, que me impulsionou a empreender  de forma mais consciente em relação aos compromissos econômicos e socioambientais do meu negócio e como ele pode impactar positivamente o meu país, o nosso povo e a nossa cultura”.

Nesse cenário desafiador em que vivemos, é vital estabelecer novos paradigmas de pensamento, de consciência e de práticas nas decisões empresariais, os quais possibilitem a criação de negócios economicamente viáveis, social e ambientalmente sustentáveis para o Brasil e para o Planeta. “Essa busca passa por processos de transformações individuais, em vivências que estimulem descobertas, e que instiguem o autoconhecimento; faça com que cada participante descubra seus desejos, objetivos, momentos de vida, a fim de mudar a realidade própria e de fazer escolhas que possam impactar a coletividade e a construção do bem comum”, salientou João Monteiro, professor e pesquisador da Cátedra Ignacy Sachs, pesquisador do (NEF – Núcleo de Estudos do Futuro e um dos coordenadores do LIS.

O pré-lançamento do LIS contou com a parceria do Instituto C&A, entidade reconhecida pelo seu compromisso com a educação, representado por Cristiane Felix, Coordenadora de Programas. “Para nós inovação e sustentabilidade estão relacionadas a processos provocativos, os quais permitam compartilhar aprendizados e participar de dinâmicas colaborativas. Defendemos o aprender todos juntos: alunos, professores, parceiros. São oportunidades muito valiosas para uma organização global como a C&A, empresa com mais de 160 anos, que vive e se relaciona diariamente com pessoas de países e de culturas tão diversas, e que tem a sustentabilidade no cerne de sua missão”, destacou.

Como estamos e para onde vamos

No segundo momento do encontro foram divulgados os principais desafios do Estado do Futuro, iniciativa que integra estudos de grande impacto sobre a humanidade e o Planeta, e que tem sido atualizado, desde 1996, pelo Projeto Millennium, a maior rede de pesquisa a respeito do futuro.

Rosa Alegria, Vice-Presidente do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro e diretora do Projeto Millennium no Brasil, responsável pela síntese do relatório, revelou os principais destaques da edição que cobrem o período 2013 – 2014, lembrando quais são os 15 Desafios Globais: mudanças climáticas, água, população e recursos, democracia, longo prazo e decisão, convergência das Tecnologias de Comunicação e de Informação, exclusão social, saúde, educação; paz e conflito, a condição da mulher, crimes transnacionais, energia, ciência e tecnologia, ética global.

A humanidade tem avançado em qualidade de vida, em parte devido ao desenvolvimento de tecnologias, porém às custas do meio ambiente. Os níveis de água subterrânea caíram em todos os continentes, as geleiras estão derretendo, os recifes de corais morrendo, a acidez dos oceanos é crescente a cada década, as zonas mortas dos oceanos duplicaram desde a década de 1960, e a metade do solo arável no mundo foi destruído. No campo socioeconômico, constatou-se que a concentração de renda aumentou, porém, a taxa de mortalidade infantil caiu em 47% desde 1990, a extrema pobreza do mundo em desenvolvimento foi de 50% em 1981, para 21% em 2010 (e o Brasil teve um papel importante nesta redução), assim como também houve melhorias em relação à taxa de conclusão do ensino primário que aumentou de 81% em 1990 para 91% 2011.

Após 17 anos de monitoramento contínuo das mudanças globais, verifica-se que a humanidade tem recursos e ideais para superar seus desafios, entretanto os fatos demonstram que não há liderança, políticas e gestão em escala necessária para atuar com respostas rápidas  que essas crises graves  e sistêmicas requerem, e assegurar um futuro melhor para todos. O relatório aponta caminhos para que esse futuro melhor seja criado.

 

Serviço:

LIS – Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade
Realização: PUC-SP, NEF, Cátedra Ignacy Sachs
Local: PUC-SP e outros espaços
Quem pode participar: dirigentes, executivos e empresários e outros interessados em empreender negócios inovadores para a sustentabilidade.
Pré-requisito: curso superior completo
Vagas: 30
Seleção: solicitação de inscrição, por email, e entrevista
Quando: Março/Abril de 2015 à Julho/Agosto de 2016
Carga horária: 360 horas, divididas em 7 módulos com variedade de horas
Modalidades: especialização e extensão
Valor: sob consulta
Certificado: fornecidos pelo NEF e Cátedra Ignacy Sachs
Pré-inscrições
Esclarecimentos:
 nef@nef.org.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s