Cátedra Ignacy Sachs – PUC-SP | NEF

Economia de Comunhão, Empreendedorismo e Inovação Social

Deixe um comentário

A Economia de Comunhão na Liberdade (EdC) surge num contexto histórico mundial pós-queda do muro de Berlim, que simbolizava a presença do Comunismo e sua oposição ao Capitalismo. No Brasil há uma hiperinflação histórica e buscando contê-la é implementado um plano econômico pelo então Presidente da República, Fernando Collor de Melo. O plano ficou conhecido como Plano Collor, gerando o impeachment do referido presidente.

Em 29 de maio de 1991, Chiara Lubich (foto), uma líder global com visão profunda das realidades de cada região que visitou no Hemisfério Sul, chega ao Brasil, especialmente em São Paulo, cujo contraste pobreza e opulência causam-lhe grande impacto. Isto porque os problemas sociais sempre foram muito presentes em sua vida.Diante disto, constata a enorme desigualdade social, marcada pela má distribuição de renda e o desemprego acentuado no país.

Esta situação faz com que a fundadora do Movimento dos Focolares conclame os empresários cristãos a darem uma resposta concreta ao problema social e ao desequilíbrio econômico no país. Na ocasião, ela sentiu-se impelida a buscar condições para superar essa desigualdade de forma mais efetiva.

Ao constatar também que, não obstante a comunhão de bens praticada no âmbito deste Movimento, desde o seu começo ainda na 2ª Guerra Mundial, não era possível cobrir a necessidade urgente de alguns dos seus integrantes, surgiu a ideia − por parte de Chiara Lubich − de criar empresas que produzissem renda, gerando lucros e que inspiradas no cristianismo dos primórdios, repartissem esse lucro de modo a atender tais necessidades. E, ao mesmo tempo, que essa comunhão de bens produtiva fosse uma constante, por meio da redistribuição do lucro, visando à manutenção dos bens das empresas e o fim da pobreza. Leia mais.

Visite: Empresas B: ganar dinero sumando valor social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s