Cátedra Ignacy Sachs – PUC-SP | NEF

Relatório aponta soluções criadas por mulheres da Zona Norte para espaços públicos mais seguros e de qualidade em São Paulo

Deixe um comentário

Organizações realizam projeto para que cidadãs avaliem os espaços públicos e proponham melhorias para a segurança de gênero e a mobilidade sustentável

Cidades mais seguras e sustentáveis pensadas a partir das vivências e perspectivas das mulheres – esse é o objetivo do projeto Mulheres Caminhantes! Auditoria de Segurança de Gênero e Caminhabilidade Terminal Santana, que teve os seus resultados apresentados no dia 5 de maio em evento no centro de convenções da Expo Center Norte. O relatório do projeto, que pode ser acessado aqui, traz reflexões sobre como a cidade apresenta dificuldades para que as mulheres se desloquem e vivam o espaço público com qualidade e segurança.

caminhantes0

Durante o evento, representantes do Fórum das Mulheres da Zona Norte, responsável pela realização do projeto junto às organizações Rede MÁS e SampaPé!, apresentaram uma metodologia inédita criada pelas organizações, cujo objetivo é avaliar as condições de segurança de gênero e caminhabilidade (qualidade do caminhar) dos espaços públicos. Essa metodologia coloca as cidadãs do território como especialistas que devem apontar os problemas e propor soluções integradas e efetivas que melhorem a segurança de gênero e a mobilidade sustentável nos espaços da cidade. O projeto, que teve essa edição apoiada pelo WRI Brasil, propõe integrar metodologias que observam os problemas de segurança de gênero e de qualidade do espaço público, que normalmente são avaliadas de maneira separada. A inovação é avaliar os problemas que meninas e mulheres enfrentam nos espaços públicos de maneira integrada e, assim, propor soluções interdisciplinares e sistêmicas. O detalhamento das avaliações, as soluções e as reflexões sobre a perspectiva de gênero na cidade propiciadas pela experiência estão documentadas no relatório.

O evento contou com a participação da Coordenadora de Cultura e do Coordenador de Esportes da Prefeitura Regional da Vila Maria-Vila Guilherme, Núcleo de Convivência do Idoso Edith de Azevedo Marques, Assessoria das vereadoras Sâmia Bonfim, Adriana Ramalho e do Vereador Eliseu Gabriel, além de representantes da sociedade civil e de outras organizações como o Fórum Regional de Mulheres da Zona Oeste e o SESC Carmo.

Além dos problemas diagnosticados, foram apresentadas as soluções co-criadas pelas participantes durante a realização do projeto para que o entorno do Terminal Santana seja, ao mesmo tempo, um local que contribua com a segurança de gênero e com a mobilidade sustentável e, como consequência, com a mitigação às mudanças climáticas.

Ao final do evento, foram realizadas rodas de conversas entre as pessoas presentes para definir compromissos e encaminhamentos para que as propostas apresentadas sejam implementadas. Entre os compromissos estabelecidos estão: reuniões entre o Fórum de Mulheres da Zona Norte e Prefeituras Regionais da Zona Norte para a execução das melhorias relacionadas a zeladoria e infraestrutura urbana, o protocolo do Relatório junto à Prefeitura para que vereadoras e vereadores possam cobrar a implementação das soluções, a promoção de rodas de conversa sobre violência sexual e masculinidades, ação de artivismo, entre outros.

Participantes do evento conversam para estabelecer compromissos para colocar as soluções de melhoria para o Terminal Santana propostas pelo projeto em prática. Foto: Patrícia França

A sequência pretendida para a conclusão do projeto, além de conseguir a implementação das soluções, é que ele seja realizados em outros lugares da Zona Norte e das demais regiões da cidade de São Paulo. Essa edição do projeto teve apoio do WRI Brasil e fez parte da continuidade de um processo iniciado junto à organização em 2017, com a realização do Seminário “Mobilidade urbana e a perspectiva das mulheres” e da “Coalizão Mobilidade Urbana na Perspectiva das Mulheres“.

 

Link para o relatório completo: http://bit.ly/relatoriomulherescaminhantes

Autor: Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s